Notícia

9 dicas para reduzir o custo do plano de saúde empresarial

03/07/2020


9 dicas para reduzir o custo do plano de saúde empresarial

Pensando em reduzir os custos com o seu negócio? É comum buscar alternativas em meio à crise, porém, é muito importante saber onde e como reduzir gastos dentro de uma empresa, para que essa estratégia não afete de maneira negativa a produtividade e lucratividade do seu empreendimento. 

Talvez você não saiba, mas é possível economizar até mesmo com o plano de saúde empresarial, que é um benefício essencial tanto para a empresa quanto para os colaboradores. A Compare Seguros, corretora paulista com mais de 11 anos de experiência, preparou uma lista com 9 dicas para você reduzir o custo do plano de saúde empresarial sem perder benefícios.

1ª Dica: Migrar para um plano com coparticipação

O plano de saúde com coparticipação é ideal para quem busca economizar com os serviços médicos, especialmente porque os colaboradores terão que custear parte da mensalidade do plano corporativo. Mas se caso você nunca ouviu falar sobre os convênios médicos com coparticipação, não se preocupe, nós explicaremos!

Quando uma empresa decide contratar um plano de saúde com coparticipação automaticamente as mensalidades serão mais baratas, entretanto, toda vez que o beneficiário do convênio médico utilizar os serviços do plano, será cobrado uma pequena taxa por cada procedimento realizado. 

Por exemplo, digamos que você decida contratar um plano de saúde com 20% de coparticipação para os seus colaboradores, quando um dos beneficiários do plano for realizar uma consulta em uma clínica onde o valor cobrado pelo procedimento seja R$ 100,00, ele terá de contribuir com apenas R$20,00 de coparticipação.   

Mas por que o plano de saúde empresarial com coparticipação é recomendado como um meio de redução de custos? Neste tipo de contratação os colaboradores são incentivados a utilizar os serviços médicos somente quando precisam, evitando que funcionários utilizem o convênio em situações desnecessárias, já que eles terão que contribuir com o pagamento toda vez que utilizarem o plano. 

2ª Dica: Migrar para um plano com rede regional

Outro fator que influencia diretamente no preço do plano de saúde empresarial é a abrangência, que quando oferece cobertura em todo o território nacional acaba deixando as mensalidades mais caras. Contudo, há diversas opções de convênios médicos com abrangência regional, que são excelentes para quem busca reduzir os custos com o plano. 

Ao contrário do que muitos pensam, os planos que oferecem atendimento apenas em rede credenciada regional não são necessariamente inferiores àqueles que possuem abrangência nacional, especialmente quando o convênio dispõe de uma rede credenciada qualificada de hospitais, clínicas e laboratórios na mesma região que a sua empresa. 

Quais são as vantagens de um plano de saúde com rede regional? Um dos maiores benefícios, é sem dúvidas, o preço baixo. Mas além disso, os convênios médicos que contam com a rede de atendimento regional proporcionam seguridade total aos beneficiários, que poderão realizar procedimentos médicos em locais próximos à sua residência e empresa onde trabalham. 

3ª Dica: Migrar para uma acomodação coletiva

Durante a contratação de um plano de saúde empresarial é preciso escolher entre dois tipos de acomodações, que são: enfermaria (quarto coletivo com até 03 pessoas do mesmo sexo) ou apartamento (quarto individual). Mas você sabe o quanto essa escolha influencia no preço do plano corporativo? 

O tipo de acomodação em apartamento oferece ao beneficiário um conforto muito maior, já que o segurado do plano poderá contar com um quarto e banheiro individual enquanto estiver internado em um dos hospitais credenciados pelo plano de saúde empresarial. No entanto, essa também é a acomodação mais cara.

Por outro lado, a acomodação coletiva oferece estadia em um quarto compartilhado com outros pacientes, mas com a mesma seguridade que o tipo de acomodação para apartamento. Visando uma recuperação reconfortante aos pacientes internados, os horários de visitas neste tipo de acomodação são mais regrados. 

Desta maneira, a maior vantagem em escolher migrar para um plano com acomodação coletiva é a redução considerável no preço das mensalidades, especialmente se o convênio médico possuir coparticipação.

4ª Dica: Propor aos colaboradores uma divisão do custo

É possível que você pense que essa não seja uma boa proposta, ou que de alguma maneira esteja diminuindo os benefícios dos seus funcionários, mas não é verdade. A divisão de custos no plano de saúde empresarial é benéfico para ambas as partes, já que poderá ocasionar na diminuição das mensalidades.

A divisão de custos, assim como a contratação de um plano de saúde com coparticipação, incentiva que os seus colaboradores utilizem os serviços médicos com mais responsabilidade, evitando faltas desnecessárias e proporcionando uma queda na taxa de absenteísmo dentro da empresa.  

Funcionários saudáveis e com benefícios garantidos dentro da empresa se sentem mais valorizados e consequentemente se tornam mais produtivos para o seu negócio. Por isso manter um plano de saúde para os colaboradores é essencial em empresas de todos os portes, até mesmo para os Microempreendedores Individuais - MEI. 

A categoria de profissionais MEI possui condições especiais na contratação de planos de saúde, com redução de preço de até 35% nas mensalidades quando comparado com os planos individuais ou coletivos por adesão. Além disso, também é possível incluir familiares de 1º a 3º grau consanguíneo no plano de saúde corporativo. 

5ª Dica: Migrar para um plano de saúde hospitalar

A segmentação de plano de saúde mais vendida é obviamente a Ambulatorial + Hospitalar com ou sem Obstetrícia, mas você sabe por quê? A segmentação de um plano de saúde define quais serão as coberturas oferecidas por ele, dessa maneira quando falamos sobre planos Ambulatoriais, queremos dizer que este convênio oferece cobertura apenas para procedimentos realizados em clínicas ou consultórios. 

Por outro lado, a segmentação Hospitalar garante que o beneficiário do plano de saúde tenha acesso a todos os procedimentos realizados dentro dos hospitais, sendo eles: consultas, exames, terapias, cirurgias, entre outros. Agora que você já sabe a diferença entre as duas principais segmentações, pode avaliar qual delas oferece mais benefício aos segurados. 

Quando as duas segmentações são contratadas juntas o valor do plano de saúde pode se tornar um pouco mais elevado do que o desejado, desta maneira, para reduzir os custos com o convênio corporativo, é recomendado optar por um plano de saúde apenas com segmentação hospitalar. 

6ª Dica: Contratar um plano de saúde com desconto

Com certeza você já esperava por essa dica, não é mesmo? Buscar os melhores descontos antes de contratar é a melhor maneira de garantir que não está fazendo um mal negócio, e para que você consiga os melhores preços do mercado, a principal dica é realizar comparativos de preços. 

Outra dica valiosa é investir em corretoras que permitem que o cliente faça simulações de preços on-line, assim como a Compare Seguros, que oferece consultorias gratuitas e comparativos de preços entre as principais operadoras de planos de saúde do mercado. 

Visando atender a grande demanda de clientes em meio à crise, a Compare Seguros oferece descontos de até 30% na contratação de qualquer plano de saúde empresarial. Mas para quem busca redução de custos, porém já possui um convênio médico corporativo, o mais indicado é fazer uma nota cotação de preços, para que dessa maneira a sua empresa encontre opções mais acessíveis no momento. 

7ª Dica: Sair de planos Premium com coberturas agregadas (viagem internacional, etc)

Os planos de saúde empresariais Premium como o plano de saúde Amil One são, muitas das vezes, a melhor opção do mercado, porém não são os mais acessíveis. Esse tipo de plano corporativo é muito requisitado especialmente por conta dos benefícios que proporciona aos sócios e demais colaboradores de uma empresa. 

Afinal, o plano Premium é um luxo ou um investimento? Essa é uma das maiores dúvidas entre quem deseja contratar um convênio desta categoria. Veja bem, a maior parte dos planos de saúde Premium oferecem cobertura para viagens internacionais, reembolso em todo território nacional e no exterior, além de seguro em casos de furto o extravio de bagagens. 

Esse tipo de benefício dentro de um plano de saúde evita que a sua empresa gaste com a contratação de outros seguros, por isso acaba sendo um ótimo investimento contratar um plano de saúde Premium. No entanto, em momentos onde a redução de gastos é necessária, o mais recomendado é evitar coberturas extras, como o seguro para viagens internacionais, e optar por planos com coberturas mais básicas.   

8ª Dica: Buscar um plano de saúde com odonto incluso (assim economiza no odonto)

Se você nunca ouviu falar sobre a contratação de plano de saúde empresarial conjugado com plano odontológico, esse é o momento de aprender um pouco mais sobre o assunto e economizar muito na sua próxima contratação!

Normalmente os planos de saúde empresariais que são comercializados com assistência odontológica inclusa oferecem descontos muito atrativos, e que na maior parte dos casos, é muito mais vantajoso contratar o plano conjugado do que separado. 

Especialmente quando levamos em consideração os benefícios para os colaboradores da empresa, que passarão a ter cobertura completa para os cuidados com a saúde, por um excelente custo-benefício. 

Mas por que o preço é tão baixo em planos de saúde com odonto incluso? Isso ocorre porque também é um negócio benéfico para as operadoras de planos de saúde, que conseguem vender 2 serviços em um só produto, com descontos altos, ao invés de perder um cliente que deixaria de contratar a assistência odontológica separadamente por conta do preço mais elevado. 

9ª Dica: Sofreu reajuste? Faça uma nova cotação

O reajuste muito alto é, sem sombra de dúvidas, o maior problema dos contratantes dos planos de saúde empresariais, mas o que é possível fazer contra esse mal? Ainda são poucas corretoras que oferecem este tipo de serviço, mas a Compare Seguros é uma das pioneiras em Gestão de Sinistro. 

Os índices de sinistralidade são os principais responsáveis pelo reajuste muito alto dos planos de saúde empresariais, por isso combater esse problema é o mais recomendado para evitar os valores abusivos. Todos os clientes da Compare Seguros contam com o serviço gratuito de gestão de sinistro, que consiste em uma consultoria feita a partir da análise da apólice (contrato) para proteger o beneficiário contra reajustes muito altos.

“O que fazer quando meu plano de saúde empresarial já sofreu o reajuste alto?” Em casos como esse é essencial buscar uma nova cotação de preços, para buscar melhores oportunidades no mercado, visando encontrar planos de saúde com preços mais acessíveis e benefícios similares ao seu atual. 

Pensando em trocar de plano de saúde empresarial? Solicite agora mesmo uma cotação especial e garanta até 30% de desconto com benefícios exclusivos na Compare Seguros.

 

Fonte: Portal www.contabeis.com.br


Voltar




Conheça

Nossos Clientes